Notificação da Violência como fator de proteção social a crianças e adolescentes

Autora: Jeanne de Souza Lima
Valor: R$ 60,00
Editora: Appris
Número de páginas: 163
Formato: 14,8x21cm
ISBN: 978-85-473-1333-3

Resumo:

Notificação da Violência como fator de proteção social a crianças e adolescentes a violência, sobretudo o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Identifica-se que a violência contra crianças e adolescentes acompanha a trajetória da humanidade desde os mais antigos registros. Inumeráveis são as formas pelas quais se expressa, adaptando-se às especificidades culturais e às possibilidades de cada momento histórico. Nota-se que os comportamentos violentos começaram, com o passar dos anos, a suscitar sanções da sociedade, demonstrando uma crescente conscientização do direito das crianças e adolescentes à vida. O Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado pela Lei nº 8.069/1990, configura-se um importante instrumento para que a sociedade e o Estado possam, reconhecendo o protagonismo desses sujeitos, buscar superar as formas de violência que prejudicam o seu crescimento e seu pleno desenvolvimento.

A comunicação de violências praticadas contra crianças e adolescentes foi estabelecida como obrigatória pelo Estatuto. No setor saúde, a notificação compulsória configura-se como um instrumento fundamental no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e no processo de restauração de direitos. Além de possibilitar a interrupção da violência e desencadear medidas de proteção e atenção às crianças, aos adolescentes e às suas famílias, também oferece informações para o seu melhor dimensionamento, visando ao enfrentamento da problemática. O objeto de discussão deste livro se localiza, portanto, entre a vertente da notificação como instrumento potencialmente capaz de desencadear/mobilizar a rede de cuidado e de proteção social de crianças e adolescentes em situação de violência sexual e dos sistemas de informação que a notificação alimenta.

Breve currículo da autora:

Jeanne de Souza Lima

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ENSP (2012). Possui aperfeiçoamento profissional em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos pela Universidade de Chulalongkorn, Bancoc/Tailândia (2011) com apoio do Rotary Center for International Studies. Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Residência em Serviço Social na área de Saúde da Criança pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Atua como assistente social na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, desde 2002. Pesquisadora e Professora Universitária. Tem experiência em gestão de políticas públicas e projetos sociais na área de saúde da criança, adolescente e mulher e na capacitação de profissionais de saúde e da segurança pública no atendimento às mulheres e adolescentes em situação de violência sexual. Assessoria e consultoria de pesquisas na área de gênero, planejamento reprodutivo e violência.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1267369536934785

Categoria: Livro

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil