Edital de seleção 2022: Capacitação em Suicidologia, Prevenção, Posvenção e Políticas Públicas

 

O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) torna público os editais de seleção para a turma 2022 da capacitação em Suicidologia, Prevenção, Posvenção e Políticas Públicas. São ofertadas 46 vagas, divididas em dois perfis: empreendedor social e pesquisador, com editais próprios. As inscrições vão até o dia 6 de janeiro

A capacitação é oferecida ao longo de 14 meses: 10 meses para formação e 4 meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, somando uma carga horária de 160h. O objetivo é formar pessoas capazes de atuar na formulação, implementação e avaliação de ações sociais e políticas públicas de prevenção e posvenção do suicídio, além de desenvolver o olhar analítico e crítico sobre a área de suicidologia, e identificar propostas de intervenção para redução de mortes violentas intencionais e tentativas de suicídio no país.

 

Pesquisador(a):

A Pesquisa Acadêmica e Aplicada do IPPES é uma frente de trabalho responsável por produzir conhecimentos que ofereçam subsídios para o fomento de políticas públicas relacionadas à prevenção e posvenção de suicídio no Brasil. Os Pesquisadores são responsáveis pelo levantamento, análise de dados e produção de relatórios e artigos acadêmicos relacionados à temática.

São oferecidas 28 vagas para pesquisadores, sendo 3 vagas reservadas a candidatos autodeclarados negros ou índios e 3 vagas para candidatos autodeclarados hipossuficientes econômicos. Conheça o edital para pesquisadores clicando aqui. As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário clicando aqui.

 

Empreendedor(a) social:

O Empreendedorismo Social do IPPES é uma frente de trabalho comprometida com a criação e implementação de projetos de prevenção, intervenção e posvenção de suicídio que visam gerar impacto social. O Empreendedor Social responsável pela elaboração, implementação e avaliação de projetos de prevenção e posvenção do suicídio em instituições públicas, privadas ou em organizações da sociedade civil.

São oferecidas 18 vagas para empreendedores sociais, sendo 3 vagas reservadas a candidatos autodeclarados negros ou índios e 3 vagas para candidatos autodeclarados hipossuficientes econômicos. Conheça o edital para empreendedores sociais clicando aqui. As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário clicando aqui.

 

Os critérios de avaliação e as etapas estão descritos no edital, não deixe de conferir. A equipe do IPPES entrará em contato a cada etapa e o resultado final será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2022.

Fundado em 2020, o IPPES é resultado do encontro de pesquisadores e atores da sociedade civil engajados na prevenção do suicídio. Ele é o desdobramento do Grupo de Estudos em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), nascido 2013, no Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção. O livro “Por Que Policiais Se Matam“, publicado em 2016, foi referência para o Projeto de Lei sancionado pelo então governador Wilson Witzel, que propõe a criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmando a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas.