Grupos de estudos
GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL E SEGURANÇA PÚBLICA
O Grupo de Estudos em Saúde Mental e Segurança Pública é um espaço de discussões sobre temáticas que integram as linhas de pesquisa do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do IPPES. O Grupo é constituído por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento e coordenado pelas sociólogas Dra. Dayse Miranda e Dra. Fernanda Cruz. Seu objetivo é promover um debate qualificado e produzir trabalhos acadêmicos sobre temas vinculados às áreas de saúde mental e segurança pública.
Os encontros são mensais e possuem duração entre 1.30 a 2h. O primeiro encontro acontecerá em 24 março de 2022 e os demais encontros acontecerão nas penúltimas 5ª feiras de cada mês.
Se você estiver interessado em participar, envie um e-mail da coordenação de ensino e pesquisa ensinoepesquisa@ippesbrasil.com.br o Currículo Lattes atualizado e artigos publicados sobre o tema (quando houver)
Bons estudos.
GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM DESASTRES E COMPORTAMENTO SUICIDA
O Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Desastres e Comportamento Suicida faz parte do Departamento de Saúde Mental do Instituto e busca aprofundar os estudos com foco nos desastres de diversos tipos, situações de crise, acidentes e conflitos para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções em situações em que o indivíduo e o meio social são atravessados por significativas perdas, reais e simbólicas, trazendo mudanças e desorganização emocional e social.
O projeto propõe despertar o olhar e a escuta para comportamentos de risco de suicídio em situações de crise, ampliando a percepção das vulnerabilidades e os fatores de riscos que possam existir.
O Grupo visa também atuar no acolhimento e no manejo técnico emergencial, assim como na condução para um tratamento preventivo adequado.
Formado por profissionais e estudantes de saúde, saúde mental (psicólogos e psiquiatras), assistência social e educação, o grupo terá número máximo de 25 participantes, com possibilidade de abertura de outros.
Inicialmente os encontros serão em formato online e acontecerão no primeiro sábado de cada mês, com quatro horas de duração e terá início em maio/2022.