Grupos de estudos

Grupo de estudos

 

Capacitação em Suicidologia, Prevenção, Prevenção e Políticas Públicas

A Capacitação em Suicidologia, Prevenção, Prevenção e Políticas Públicas é uma atividade do grupo de estudos do IPPES. São encontros mensais que promovem discussões qualificadas contempladas pelas linhas de pesquisa do instituto. Contamos com a colaboração de especialistas convidados de diferentes áreas de conhecimento, a saber: Saúde Mental, Saúde Pública, Suicidologia, Políticas Públicas, Sociologia da Juventude, Sociologia da Violência, Segurança Pública e Metodologia de pesquisa.

O Grupo de estudos é a porta de entrada do Instituto. Todos os colaboradores, multiplicadores, voluntários e pesquisadores interessados em atuar na prevenção e posvenção do suicídio são primeiramente convidados a estudar conosco. Após doze meses da capacitação, de acordo com o desempenho acadêmico dos participantes, das especialidades e das demandas de nossos projetos de pesquisa e sociais, convidamos o voluntário a fazer parte do time do IPPES.


Rascunho automático 8

Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Intervenção em Desastres e Comportamento Suicida

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Intervenção em Desastres e Comportamento Suicida faz parte do Departamento de Saúde Mental do Instituto e busca aprofundar os estudos com foco nos desastres de diversos tipos, situações de crise, acidentes e conflitos para o desenvolvimento de pesquisas e atuação em situações em que o indivíduo e o meio social vivenciam mudanças e o processo de luto. O projeto propõe despertar o olhar e a escuta para comportamentos de risco de suicídio em situações como essas, ampliando a percepção das vulnerabilidades e os fatores de risco que permeiam pessoas em sofrimento. O Grupo visa também atuar no acolhimento e no manejo técnico emergencial, assim como na condução para um tratamento preventivo adequado.

Formado por profissionais e estudantes de saúde, saúde mental, assistência social e educação, o grupo terá número máximo de 25 participantes, com possibilidade de abertura de outros. Inicialmente os encontros serão em formato online e acontecerão no primeiro sábado de cada mês, com quatro horas de duração. Essa é uma das oportunidades oferecidas a associados do IPPES nos planos Associe-se  60 e Associe-se 100 (Veja como ser sócio clicando aqui). Para não associados, a taxa de inscrição é de R$40,00 a cada encontro.

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil