O IPPES

Nossa História

O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) é resultado do encontro de pesquisadores e atores da sociedade civil engajados na prevenção do suicídio. O IPPES é o desdobramento do Grupo de Estudos em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), nascido 2013, no Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O GEPeSP se notabilizou pela atuação na pesquisa e formação sobre esse tema complexo e urgente que é o suicídio e a prevenção.

O livro “Por Que Policiais Se Matam”, coordenado pela socióloga e cientista política Dayse Miranda e publicado pelo GEPeSP em 2016, se torna uma referência para a LEI 8.591, sancionada em 29 de outubro de 2019 pelo governo do estado do Rio de Janeiro. A Lei dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção de Violências Autoprovocadas ou Autoinfligidas, com a finalidade de atender e capacitar o policial civil, policial militar, bombeiro militar, inspetor prisional ou agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), para o auxílio e o enfretamento da manifestação do sofrimento psíquico e do suicídio e dá outras providências.

A criação de um programa de prevenção ao suicídio de profissionais de segurança pública no Rio de Janeiro, confirmou a importância da pesquisa sobre a temática para fomentar políticas públicas. Os resultados positivos do trabalho do GEPeSP, o agravamento das estatísticas de mortes violentas no Brasil, nos últimos dez anos, e o triste aumento da demanda por ações de prevenção do suicídio, nos motivaram a investir em um novo projeto autônomo: a criação do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

Fundado em 2019, o IPPES é uma organização sem fins lucrativos que visa produzir conhecimento técnico e científico para fomentar estratégias de prevenção do suicídio no Brasil. Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar políticas públicas e institucionais comprometidas com ações mais efetivas, eficientes, eficazes e transparentes. Com competência, criatividade e metodologias consistentes, o IPPES produz e divulga informações com rigor científico que permitem gestores, acadêmicos e sociedade civil a formular e implementar iniciativas de prevenção a violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio consumado e autolesão sem intencionalidade suicida) e intervenções sociais.

  • Missão

    Acreditamos que a prevenção do suicídio é dever de todos. A prevenção e a posvenção englobam informação, conhecimento e compromisso social. Nosso lema é conhecer para prevenir.

  • Visão

    Produzir conhecimento e desenvolver ações em prol de uma sociedade mais saudável.

  • Valores

    Conhecimento e Transparência
    Empatia e Respeito a Vida
    Inovação e Resultados

Nossos Parceiros

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil