Como Atuamos

O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio se dedica à realização de pesquisas acadêmicas e aplicadas; palestras; workshops, rodas de conversa, seminários; atividades de ensino e capacitação nas áreas de Suicidologia: Prevenção e Posvenção e Violência e Políticas Públicas. As suas atividades estão organizadas em 3 eixos de atuação interligados. São eles: Ensino, Pesquisa e Ação. Todas as atividades de formação e capacitação, assim como as intervenções sociais são fomentadas pelos conhecimentos produzidos e testados pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do Instituto.

ENSINO
Cursos, Treinamentos e Workshops

  • Curso de Comunicação Assertiva e Comunicação Não Violenta (CNV) nas Relações Interpessoais
  • Curso de Negociação com suicidas.
  • Capacitação em Prevenção e Posvenção do Suicídio.
  • Curso de Manejo do Comportamento Suicida
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio da Segurança Pública
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio nas Escolas e Universidades.
  • Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção do Suicídio em instituições religiosas.
  • Workshop: Como entrevistar pessoas vítimas de mortes violentas e em sofrimento emocional?
  • Workshop: Comunicação Assertiva e Não Violenta em Ambiente Escolar.

GRUPO DE ESTUDOS
São encontros mensais que promovem discussões qualificadas contempladas pelas linhas de pesquisa do IPPES. Contamos com a colaboração de especialistas convidados de diferentes áreas de conhecimento, a saber: Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Saúde Pública, Antropologia das Emoções, Sociologia das Organizações, Políticas Públicas, Sociologia das Religiões, Sociologia da Educação, Juventude e Violência, Segurança Pública, Metodologia de pesquisa e Suicidologia.

O Grupo de estudos é a porta de entrada do Instituto. Todos os colaboradores, multiplicadores, voluntários e pesquisadores interessados em atuar na prevenção e posvenção do suicídio são primeiramente convidados a estudar conosco. Após 12 meses, de acordo com o desempenho acadêmico dos participantes, das especialidades e das demandas de nossos projetos de pesquisa e sociais, convidamos o voluntário a fazer parte do time do IPPES.

CICLO DE PALESTRAS
São eventos que acontecem mensalmente para divulgar os resultados de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do nosso laboratório. Também convidamos profissionais de instituições acadêmicas, entidades governamentais e sociedade civil, para compartilhar experiências, inovações e pesquisas no campo da prevenção e posvenção do suicídio. É uma oportunidade ímpar de trocas de ideias e redes de contatos.

PESQUISA
O Laboratório de estudos de violência e saúde mental do IPPES se dedica a cinco linhas temáticas.
São elas:

  1. Mortes Violentas e Políticas Públicas
  2. Suicídio e Prevenção
  3. Segurança Pública e Saúde Mental
  4. Juventude e Violência.
  5. Comunicação e Saúde Mental

Nossos Parceiros

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil