
IPPES no Jornal Estadão. Confira!
Matéria aborda um dado preocupante na Segurança Pública no País. Pelo ...
Leia mais
O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) participou do 6º Congresso da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), reunindo pesquisadores, profissionais e especialistas para discutir diferentes dimensões da prevenção do suicídio. Entre os dias 5 e 8 de agosto, o instituto promoveu o Momento IPPES na ABEPS com programação especial e teve participação dos associados em diferentes mesas temáticas.
Quem abriu a participação do IPPES em palestras do congresso, na manhã do dia 6 de agosto, foi a Presidente do IPPES Dayse Miranda em uma mesa temática sobre Segurança Pública.
“Precisamos entender o que está acontecendo nas organizações de segurança pública deste país. Por que policiais da ativa estão morrendo mais por suicídio do que em combate? O que tem sido feito pelas organizações policiais para mudar essa realidade?”, indaga Dayse Miranda na palestra destacando a contribuição do IPPES que, desde 2017, criou um sistema de notificação de mortes violentas intencionais autoprovocadas para mapear os casos de suicídio e homicídio seguidos de suicídio.

“Nos dias atuais, o sofrimento está sendo colonizado pela lógica neoliberal como um nicho de mercado. Não podemos entrar no automático para não reproduzir esse modelo”, chamou atenção Fernanda Luma ao iniciar sua participação na palestra trazendo a lógica capitalista para o debate social e psicológico das populações marginalizadas.
A socióloga Tatiana Guimarães e a psicóloga Rita Silvério fecharam as mesas temáticas do dia em uma palestra falando especialmente sobre posvenção do suicídio. Além deste tema, durante o congresso o IPPES contribuiu para os debates sobre segurança pública, determinantes sociais e populações marginalizadas.
Momento IPPES na ABEPS
Durante todo o congresso, o Momento IPPES promoveu um espaço dedicado ao diálogo com leitores, participantes do evento e as autoras de livros no stand, disponibilizando brindes institucionais e informações sobre o trabalho desenvolvido pela organização.

No espaço, as psicólogas Rita Silvério e Daniela Cordeiro falaram de posvenção do suicídio e do trabalho do Grupo de Acolhimento Viver. Esse grupo realiza mensalmente um encontro acolhedor com pessoas enlutadas por suicídio. Essa iniciativa é gratuita.
Grupo de Interesse de Políticas Públicas da ABEPS

No último dia do congresso, 8 de agosto, aconteceu ainda o primeiro encontro presencial do Grupo de Interesse de Políticas Públicas da ABEPS, coordenado por Carlos Felipe Almeida D’Oliveira e Ana Vitória Salimon. O grupo reúne associados interessados em aprofundar estudos e discussões sobre temas relacionados ao suicídio e à sua prevenção.
A socióloga, presidente do IPPES e integrante do Grupo de Interesse (GI), Dayse Miranda participou do evento e contribuiu para o debate sobre a institucionalização de uma agenda de estudos e pesquisas em Suicidologia e Segurança Pública no Brasil.

Matéria aborda um dado preocupante na Segurança Pública no País. Pelo ...
Leia mais
A partir da experiência institucional inovadora, o instituto vai ofere...
Leia mais
A Dra. Fernanda Luma será uma das palestrantes do VI Congresso Brasile...
Leia mais