Dossiê

Dossiê: Programa EscolaQPrevine

Por Ana Beatriz Ribeiro e Caio Brasil,
Jornalista e Pesquisadores do GEPeSP

O Programa EscolaQPrevine tem como objetivo desenvolver habilidades emocionais para a vida de professores, funcionários e alunos, além de formar multiplicadores em Prevenção de Violências Autoprovocadas em Ambiente Escolar.

A Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu, em Jardim Imbarie, Duque de Caxias, foi selecionada para receber o piloto do programa. Segundo a pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) em escolas da cidade, a EM Roberto Weguelin liderou o ranking de vulnerabilidade às violências autoprovocadas (ideação suicida, tentativa de suicídio e automutilação) declaradas pelos alunos de forma sigilosa. Além disso, ela apresentou maior taxa de adesão da comunidade escolar ao Programa. O piloto foi desenvolvido com adolescentes com faixa etária entre 9 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental II.

Dois conceitos interligados fundamentam o Programa: a saúde mental, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); e o de habilidades socioemocionais, definido pela Base Nacional Comum Curricular (2017), também conhecido como educação emocional.

A meta é refletir sobre a saúde, o estilo e a qualidade de vida, valores socioculturais, afetivos e relacionais de jovens e adolescentes nas oficinas de educação emocional junto com professores e alunos. Os professores que recebem a formação continuada em educação emocional são os futuros supervisores do trabalho de prevenção de violência autoprovocadas em sua comunidade escolar.

A escola é um dos ambientes primários de socialização e é importante para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O trabalho dos professores, como “alfabetizadores emocionais”, antes exercido intuitivamente, toma forma e ganha espaço para diálogo no dia-a-dia escolar, na formação acadêmica e nas diretrizes curriculares. O objetivo é ofertar aos atores da comunidade escolar (o professor, educadores e o aluno) metodologias e ferramentas que os capacitem para atuar como facilitadores de posturas, atitudes fruto de emoções saudáveis em seu ambiente escolar.

O EscolaQPrevine é um projeto pioneiro construído em parceria pelo GEPeSP, Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) e Comunicação e Expressão. Neste dossiê, contaremos um pouco da experiência de aplicação do piloto na escola.

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil