Grupo Viver: acolhimento a sobreviventes enlutados por suicídio 1

O IPPES torna público edital para seleção de voluntários do Grupo Viver. O edital é destinado a psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, pedagogos e demais agentes de saúde ligados à promoção da vida. Os selecionados participarão de treinamento específico e gratuito, com o objetivo de orientá-los sobre as formas de acolhimento, manejo clínico da vida, morte e luto, em especial com os sobreviventes e enlutados por suicídio.

As inscrições podem ser realizadas entre 25 de agosto e 3 de setembro clicando aqui. O resultado final da seleção será divulgado no dia 18 de setembro.

Destinado ao acolhimento de sobreviventes enlutados por suicídio, o grupo surge como uma rede de apoio e suporte psicossocial gratuito e aberto a todos que perderam entes queridos por suicídio. A proposta é trabalhar com a promoção e a valorização da vida, atuando na ressignificação da vida dos sobreviventes e enlutados e na prevenção a violências autoprovocadas, inicialmente de forma online devido à pandemia de Covid-19. O lançamento oficial do Grupo Viver acontecerá durante o Setembro Amarelo organizado pelo IPPES, na mesa redonda “Os desafios do luto pela vida”, no dia 21.  Conheça a programação clicando aqui.

Confira a íntegra do edital clicando aqui e conheça os detalhes da seleção. Participe e ajude a construir um espaço de pertencimento e amparo para pessoas que tiveram perdas irreparáveis.